O que causa erupções e caroços e como impedir

Saiba mais sobre erupções cutâneas, também conhecidas como queimaduras de navalha, incluindo o que as causa, como tratá-las e formas de impedi-las ao depilar.

Mulher depilando a perna

Saiba mais sobre erupções cutâneas, também conhecidas como queimaduras de navalha, incluindo o que as causa, como tratá-las e formas de impedi-las ao depilar. Erupções cutâneas e caroços podem causar coceira, desconforto e até mesmo dor. Descubra o que causa a erupção cutânea e caroços e como você pode proteger sua pele durante a depilação.

A diferença entre erupções cutâneas e caroços

Pernas de morango

Erupções cutâneas e caroços geralmente ocorrem juntos, mas normalmente considerados como condições separadas. Erupções, também conhecidas como queimaduras, podem causar comichão, sensibilidade e vermelhidão. Caroços são pelos encravados causados por pelos cortados que se enrolam na pele e crescem sob a superfície, causando caroços tipo espinha de cor vermelha ou cor da pele.

O que causa irritações e caroços

Erupção cutânea nos braços

Sua lâmina, como você depila e o tipo da sua pele podem causar queimaduras e caroços na pele. Por exemplo, depilar peles secas com uma lâmina manual e usar uma lâmina cega aumenta as chances de desenvolver queimaduras e caroços; se sua pele for naturalmente mais sensível, você também terá um maior risco de desenvolver irritação ao se depilar.

Como tratar erupções cutâneas e caroços

Creme

Embora queimaduras e caroços sarem sozinhos sem tratamento, você pode tomar algumas medidas para ajudar a acelerar o processo de cicatrização.

  • Para queimaduras, aplique um pano frio ou uma loção com ingredientes calmantes, como aloe, para suavizar a pele aquecida ou irritada e impedir arranhões, que podem atrasar a cicatrização.
  • Para caroços, coloque uma toalha úmida na área afetada por alguns minutos para ajudar a incentivar a saída dos pelos encravados na pele.
  • Para tratar queimaduras e caroços, mantenha a pele bem hidratada para ajudar a combater a vontade de coçar as áreas afetadas.
  • Se sua irritação ficar infectada, consulte um dermatologista para obter um antibiótico.

Como prevenir erupções cutâneas e caroços

Como prevenir a colagem de erupções cutâneas e inchaços

Embora não exista uma forma infalível de interromper completamente a ocorrência de erupções e caroços, especialmente se você tiver pele sensível, será possível reduzir as chances de irritação ao depilar.

Esfolie antes de depilar para remover a pele morta

Peeling de pele antes de barbear

A esfoliação ajuda a impedir queimaduras e pelos encravados removendo a pele morta da superfície. Para esfoliar, use uma esponja de esfoliação ou creme esfoliante para esfregar sua pele antes da depilação.

Use uma lâmina afiada

Recarga de lâmina de barbear feminina Venus

Depilar com uma lâmina afiada protege sua pele contra cortes, queimaduras e caroços. É hora de trocar a lâmina por uma nova se parecer áspera na pele ou puxar os pelos.

Hidrate sua pele antes de depilar

Mulher com gel de barbear aplicado nas pernas fazendo a barba com lâmina de Vênus

Depilar a pele seca aumenta a irritação. Por isso, umedeça a área que você planeja depilar por três a cinco minutos em água morna no chuveiro ou na banheira e aplique gel de depilação para manter a umidade durante a depilação.

Escolha a lâmina certa

Construa sua própria lâmina de barbear

Usar uma lâmina com três ou mais lâminas pode prevenir queimaduras ou caroços porque as lâminas tem um espaço menor na cabeça do aparelho e deslizará mais facilmente pela pele. Mais lâminas também permitem uma depilação mais rente com menos passadas, que ajuda a prevenir irritação da pele.

Depile na direção do crescimento do pelo

Mulher depilando as pernas

Se sua pele for sensível, depile apenas na direção do crescimento do pelo para evitar irritação. Além disso, tome seu tempo e depile com passadas leves e firmes. Saiba mais sobre como depilar cada área individual do corpo para reduzir as chances de irritação da pele e caroços.

Umedeça antes de depilar

Mulher aplica hidratante após depilar as pernas

Depois de depilar, aplique um hidratante ou óleo, preferivelmente sem álcool, para preservar a umidade e adicionar uma camada extra de proteção contra queimaduras e caroços.